7 dicas indispensáveis para saber a duração ideal de um jogo corporativo

duração ideal de um jogo corporativo

7 DICAS INDISPENSÁVEIS PARA SABER A DURAÇÃO IDEAL DE UM JOGO CORPORATIVO


 

Time, tempo e gerenciamento é essencial no sucesso de uma empresa. E o mesmo se aplica na duração ideal de um jogo corporativo. Um jogo corporativo deve durar o tempo que for necessário para atingir o objetivo traçado pela empresa.

 

A diversão é essencial para que o treinamento corporativo engaje, motive, e que seja criado um ambiente propício ao aprendizado. Sempre com conteúdos, analogias e referências com o dia dia dos treinandos para que sejam relevante ao contexto que a empresa está inserido.
Cada caso é um caso e a avaliação deve ser precisa, ou o conteúdo se torna chato e enfadonho, ou na pior das hipóteses não faz sentido com a realidade da empresa, perdendo atenção dos participantes e não chegando a lugar nenhum.

 

Aqui vamos mostrar 7 dicas indispensáveis para saber a duração ideal de um jogo corporativo.

duração ideal de um jogo corporativo

#01. TAMANHO DO PÚBLICO

 

Os jogos corporativos se baseiam na Andragogia, ou seja, aprendizagem para adultos com situações relacionadas ao dia a dia, com o objetivo de atingir determinados resultados por meio da vivência no jogo, analisando o processo de tomada de decisões, dentre outros comportamentos.

 

Tal processo é construído por meio de um diagnóstico, customização, seguida pela aplicação, devolutiva e retenção.

 

No primeiro passo, o diagnóstico, renderá as principais respostas para determinar a duração ideal de um jogo corporativo.

 

Habilidades que devem ser tratadas são identificadas, bem como o tamanho do público que participará do jogo corporativo, pois, dependendo do número de profissionais e as habilidades que serão exploradas, o tempo de duração pode variar de um jogo para outro.

 

 

#02. TEMA QUE SERÁ TRABALHADO

 

Os jogos corporativos foram desenvolvidos a partir de temáticas reais do cotidiano de uma companhia e habilidades necessárias para fazê-la bem-sucedida.

 

Assim, os temas abordados nos jogos podem ser:

 

 Trabalho em equipe;

 Negociação;

 Planejamento;

 Comunicação;

 Liderança;

 Relacionamento;

 Objetivo em comum;

 Resultados extraordinários e outros.

 

Tudo depende do objetivo que deseja atingir com o jogo corporativo. Falamos mais dos temas e tipos de jogos no artigo “Tipos de jogos corporativos: Quais são e como eles abordam os temas mais críticos para o negócio” e no artigo “7 temas para treinamentos corporativos indispensáveis para o sucesso nos negócios”.

 

Lembrando que um ou mais temas podem ser trabalhados nos jogos corporativos, diminuindo ou aumentando sua duração.

 

 

#03. PROFUNDIDADE DO TEMA QUE SERÁ TRABALHADO

 

Quanto maior o problema identificado, maior a profundidade necessária na abordagem do tema.

 

Por exemplo, se sua equipe de trabalho precisa melhorar a comunicação e de um bom relacionamento para auxiliar no alcance dos objetivos, com profissionais que mal falam uns com os outros, pois não sabem como fazê-lo ou não se suportam, então a profundidade dos jogos envolvendo os temas, juntos ou separados sobre trabalho em equipe; relacionamento e comunicação, será de maior duração, conferindo mais tempo ao debrief e duração do jogo para que percebam que aquilo que não sabiam que não sabiam seja perceptível e assim promover o início da mudança.

 

 

#04. FOCO ÚNICO

 

Quando o briefing possui um único foco, fica mais fácil efetuar o treinamento corporativo, e mais rápido também.

 

A profundidade do tema ficará restrito a este foco que, mais uma vez, pode ser um dos temas citados acima.

 

Os treinamentos corporativos com foco único têm uma duração menor, por isso se sua empresa não pode gastar muito tempo com os jogos corporativos pela demanda de trabalho, talvez o melhor seja a realização de diversos jogos com foco único. Um por vez.

 

 

#05. FOCO MÚLTIPLO

 

Caso tenha um tempo maior disponível, um dia inteiro, por exemplo, pode aplicar todos os temas necessários com jogos corporativos com foco múltiplo.

 

Ter diversos objetivos dentro do mesmo treinamento impera em mais tempo para analogias e discussões, participações e comprometimento de todos, o que demanda mais tempo.

 

O lado positivo é que este pode ser um jogo corporativo ao qual sua companhia ganha tempo ao fazer um treinamento abrangente, compreendendo todos os temas que identificou necessários resolver com o jogo.

 

 

#06. ORÇAMENTO

 

Custo por hora, juntamente com a infraestrutura, é o que determina o orçamento de cada jogo corporativo.

 

O budget disponível irá orientar o programa que quer, a duração e a profundidade dos conteúdos a serem trabalhados.

 

Quantos mais treinamento precisar, mais pessoas, profundidade, etc, maior será o investimento em dinheiro e do tempo, mas o retorno para o seu negócio compensa, pode acreditar.

 

Leia também: “Como economizar em treinamentos através de jogos corporativos”.

 

 

#07. TIPO DO JOGO CORPORATIVO

 

Cada jogo corporativo implica em uma dinâmica e duração.

 

O Build, por exemplo, é um jogo especial, pois tem foco múltiplo como trabalho em equipe, sinergia e objetivo em comum, detém uma duração diferente do jogo, e também  pode ser adaptado para o foco único e aumentar a profundidade ao abordar temas como planejamento e liderança.

 

Aliás, todos os treinamentos podem ser adaptados para foco único ou foco múltiplo, fator implicante na duração do tempo do jogo corporativo também.

 

Resumidamente, o tipo do jogo corporativo terá como determinantes de tempo o número de temas abordados, profundidade, público participante e o estilo de dinâmica.

 

Com essas dicas, você já pode começar a planejar a duração  ideal de um jogo corporativo para sua empresa. Depois disso é só entrar em contato conosco e ver as nossas opções para treinamentos corporativos. Um deles é o ideal para que o seu negócio obtenha os resultados necessários para o sucesso.

Clique abaixo e conheça todos os nossos jogos corporativos:

duração ideal de um jogo corporativo

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *