A importância do treinamento corporativo para o crescimento do negócio

importancia do treinamento corporativo-01

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO CORPORATIVO PARA O CRESCIMENTO DO NEGÓCIO


 

Toda empresa, seja ela nova ou de longa data, busca o constante crescimento para dar ainda mais força à engrenagem que é um negócio de sucesso.

 

Mas para lidar com tantos focos e pontos importantes que podem fortalecer a sua companhia, existem algumas estratégias específicas e altamente eficazes que proporcionam uma nova maneira de ver e fazer negócio diante das adversidades e necessidades que o dia a dia corporativo exige.

 

Uma empresa integrada tem como base um RH ativo em seus planos e metas a curto, médio e longo prazo, fazendo com que exista uma harmonia entre todos os pilares que sustentam o seu negócio e a potencialidade de futuras conquistas.

 

A importância do treinamento corporativo se dá dentro dessa perspectiva, criando um equilíbrio diante das metas e estratégias que devem ser traçadas para um negócio altamente funcional em todos os âmbitos e aspectos.

 

Inteligência corporativa tem o mesmo nível de importância do treinamento corporativo e ambos podem se tornar a estratégia que garanta o crescimento e o sucesso integral do seu negócio.

 

importancia-do-treinamento-corporativo-01

TREINAMENTOS CORPORATIVOS E O LUCRO DA EMPRESA

Um grande parâmetro que ajuda a definir o sucesso e o crescimento de uma empresa está em sua lucratividade frente ao cumprimento das necessidades de cada parte que compõe o todo do seu negócio e de todas as pessoas envolvidas dentro e fora dele.

 

Para ter lucro, no entanto, uma companhia depende do funcionamento pleno de todas as suas áreas e atividades, o que significa que todos os colaboradores devem estar bem treinados, não apenas no relacionado a sua função técnica do trabalho cotidiano, mas também nas estratégias que ajudam a fornecer ferramentas para lidar com adversidades, trabalhar em equipe e desenvolver ainda mais suas competências.

 

É a partir desse contexto que o treinamento corporativo serve como uma ferramenta para aumentar o lucro da sua empresa, ajudando cada um de seus colaboradores a descobrir a totalidade de suas capacidades e a redefinir estratégias que potencialmente podem minimizar gastos e aumentar sua produtividade dentro de um ambiente de trabalho harmonioso.

A importância do treinamento corporativo está ainda na possibilidade de se renovar sempre que necessário, focando em diferentes pontos e traçando sempre novas estratégias.

 

Um relatório realizado pelo National Center on the Educational Quality of the Workforce (Centro Nacional de Pesquisa sobre Qualidade Educacional para o Trabalhador – EUA) descobriu que o crescimento de 10% da educação corporativa através da prática e da gestão de pessoas, e não apenas na funcionalidade pontual, faz também crescer em 11% o nível de produtividade de seus colaboradores.

 

A importância do treinamento corporativo está, portanto, diretamente ligada a produtividade. E produtividade gera lucro.

 

CRESCIMENTO DA EMPRESA X ROTATIVIDADE

A rotatividade dos colaboradores de uma companhia e o período do qual eles permanecem dentro da empresa em relação ao total de colaboradores que já trabalham no local pode definir a possibilidade de crescimento de um negócio.

 

Mais conhecida como Turnover, a terminologia da rotatividade de pessoas que entram em saem indiscriminadamente de um local de trabalho é um dos pontos chave que precisam de total compreensão e até mesmo mudanças quando se mede o sucesso de uma empresa e o quanto ela pode evoluir.

 

Isso significa que um índice alto de turnover pode prejudicar toda a estratégia e a produtividade de uma organização, principalmente quando ela visa um aumento de suas capacidades corporativas. Quanto mais profissionais se desligam da empresa em um curto período de tempo, mais ela sofre com as consequências dessas baixas.

 

Cada colaborador dentro de uma instituição entende, diante da rotina do trabalho e de suas demandas, o total funcionamento dessa corporação. Mas isso nem sempre significa produtividade ou permanência na empresa.

 

Entra então a importância do treinamento corporativo na perspectiva de diminuição da rotatividade dos profissionais envolvidos, uma vez que os motivos pelos altos índices de turnover podem ser enfrentados e corrigidos pelos treinamentos.

 

Política interna com falhas, remunerações inadequadas, baixo comprometimento geral, falta de ferramentas para lidar com as adversidades diárias (especialmente as comportamentais), estratégias ineficazes e ambiente pouco amistoso, são apenas alguns dos fatores que podem mudar drasticamente a partir da importância do treinamento corporativo diante dessas perspectivas.

 

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO NO CRESCIMENTO DA EMPRESA

Com o aumento da competitividade do mercado de trabalho, panoramas do mercado e desenvolvimento de novas tecnologias, a preocupação com o aperfeiçoamento de cada colaborador  se faz necessária para criar um ambiente harmonioso e produtivo.

 

Para que isso aconteça, a melhor maneira de fazer com que cada indivíduo que trabalhe dentro da organização consiga assimilar todas as idealizações corporativas da companhia e ainda se sinta privilegiado de fazer parte dessa história, é através das possibilidades oferecidas pelos treinamentos corporativos em mudanças de estratégia, comprometimento e até mesmo maneira de lidar com o grupo como um todo.

 

Cada colaborador é uma peça importante do sucesso da empresa e quanto mais a organização presta atenção particular em seus membros, maior a produtividade de cada um, o crescimento profissional e a colaboração entre todas as partes.

 

Profissionais que se sentem cuidados e priorizados desenvolvem um nível alto de afetividade relacionada ao ambiente em que trabalham diariamente. Ao sentirem-se parte fundamental da empresa, o engajamento e a produtividade ganha um aumento significativo e a vontade de se aprimorar se torna o diferencial que todo líder corporativo busca.

 

A importância do treinamento corporativo se revela ainda mais uma vez como chave para ajudar a manter um ambiente equilibrado entre todas as partes, trazendo à tona ferramentas que serão utilizadas entre os participantes, seja como parte da solução de problemas, seja como o cuidado necessário e específico para cada profissional ali presente.

 

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria organizacional Right Management em 15 países no ano de 2011, a falta de motivação e o desempenho insatisfatório estão diretamente conectados com o ambiente de trabalho proporcionado pela empresa.

 

O estudo demonstra que quando os colaboradores se encontram em empresas que não lhes proporcionam ambientes harmoniosos e equilibrados e não oferece oportunidade de desenvolvimento pessoal obtidos com treinamentos e vivências na prática, sua produtividade diminui drasticamente, e os índices de turnovers aumentam e a empresa passa a ficar desfalcada.

 

RH ESTRATÉGICO PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO

A importância do treinamento corporativo está diretamente conectada com as estratégias oferecidas por um RH competente em fazer uma boa gestão de pessoas e traçar metas e táticas que visam o pleno desenvolvimento de cada um de seus colaboradores.

 

E uma das principais características de um RH Estratégico é ter uma Liderança que acredita e faz a Gestão de Pessoas, e acredita que o RH está como apoiador, que fornece as ferramentas e o ambiente ideal para o desenvolvimento e não como o responsável pelas ações de desenvolvimento da sua própria equipe. Estes líderes serão os responsáveis em acompanhar, desenvolver, averiguar e dar continuidade nas ações de desenvolvimento e treinamento do seu próprio time.

 

Para que isso aconteça e a importância do treinamento corporativo seja ainda mais evidente, o RH deve ter uma participação ativa e conectada com outras áreas da companhia, passando a entender que o bom funcionamento organizacional depende das competências desenvolvidas e redescobertas de cada um.

 

Investir em pessoas é o mesmo que investir em performance e o RH deve estar preparado para entender as necessidades de um ambiente de trabalho que funciona em seu nível mais alto.

O treinamento corporativo pode ser a peça que falta para o total desenvolvimento e crescimento constante do seu negócio. Por isso, pensando na importância do treinamento corporativo diante das demandas cotidianas de uma empresa, aqui na Rise temos uma variedade de treinamentos e jogos corporativos que se adequam às necessidades da sua companhia, de seus líderes e também de seus colaboradores para que a evolução do seu negócio nunca termine.

 

Ainda tem dúvida sobre a importância do treinamento corporativo para o crescimento do negócio?
Deixe o seu comentário abaixo!

Veja também alguns de nossos treinamentos corporativos e como podemos ajudar a sua empresa a crescer. Clique na imagem abaixo!

jogos-corporativos-rise-desenvolvimento-humano

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Comments 2

  1. Muito bom, top demais !!!

  2. Raul disse:

    Interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *