Suas Crenças no Seu Plano para o Futuro São INABALÁVEIS?

crenças-inabalaveis-01

O quão seguro é o seu plano de futuro quando o mundo muda tão rapidamente?

Você sabe onde quer chegar? Que planos você tem para o futuro?

 

Certamente você sonha e planeja conquistar novas condições para sua vida. Isso é uma característica natural a maior parte das pessoas. Nós sonhamos com melhores condições de vida, com a possibilidade de viver mais momentos de felicidade, de contentar-se com uma nova casa ou com um novo emprego.

 

Sempre que planejamos algo nós criamos possibilidades para que o plano se realize, mas nem sempre estamos seguros de que realmente as mudanças vão acontecer.

 

Se formos questionados sobre nossa certeza dizemos que sim, que vamos fazer o possível para chegar lá, mas no fundo muitas pessoas não sentem que isso é uma verdade.

 

E como ter certeza em um mundo que se modifica tão rapidamente?

 

Não é impressão sua, o mundo está mesmo mais VUCA!

VUCA é um termo introduzido pela US Army War College para refletir um mundo mais Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (volatility, uncertainty, complexity e ambiguity). Na última década este termo passou a ser discutido no ambiente empresarial e tornou-se mais comum em discussões sobre o futuro da sociedade.

 

Mais sensível do que a mudança no comportamento das pessoas no mundo é a percepção por parte das pessoas de que  a constância está cada dia menor. Isso afeta o nível de confiança que temos com os planos futuros, já que não conseguimos prever os próximos passos da sociedade.

 

Mudanças governamentais, climáticas, de comportamento social, de aceitação religiosa, de ordem econômica, entre outros exemplos hoje são vistas globalmente e afetam de muitas maneiras as crenças que temos sobre a realização de nossos planos.

 

O Autor do best seller Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker descreve uma passagem importante em seu livro como um dos Princípios de Riqueza, ele diz algo parecido com: Ao observar os frutos de uma árvore, que na verdade são o resultado que elas produzem, deveríamos também observar as suas raízes. Elas são as responsáveis pela nutrição da árvore.

 

“Imagine uma árvore. Suponha que seja a árvore da vida. Nela há frutos. Na vida, os nossos frutos são os nossos resultados. Nós olhamos para eles e não gostamos do que vemos – achamos que os frutos que produzimos são poucos, muito pequenos ou que o seu sabor deixa a desejar.

O que tendemos a fazer, então? A maioria de nós dedica ainda mais atenção aos resultados. Mas de onde eles vêm? São as sementes e as raízes que os geram.

É o que está embaixo da terra que cria o que está em cima dela. É o invisível que produz o visível. E o que significa isso? Isso quer dizer que, se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.”

 

Este é o poder das crenças, elas têm a imensa capacidade de nos dar aquilo que queremos.

 

Existe uma pressuposição que explica melhor o universo das crenças, ela diz que: “se você acredita que pode fazer algo ou que não pode fazer algo, nos dois casos você está certo! ”

 

As crenças são a certezas que temos em nossas vidas, em muitos casos elas estão “visíveis”, em nossa mente consciente, mas na maior parte do tempo elas permanecem invisíveis em nossa mente inconsciente. Este é o desafio quando fazemos planos para o futuro, nós colocamos nossas crenças à prova!

 

Existem dois tipos básicos de crenças, estudadas através da Programação Neurolinguística – PNL, Psicologia, Coaching e demais áreas de estudo, que precisamos observar para atingir grandes resultados.

  • Crenças possibilitadoras
  • Crenças obstrutivas

 

As crenças possibilitadoras são aquelas que nos impulsionam no sentido de nosso objetivo. Por exemplo um profissional que acredita em uma promoção de cargo tende a colocar seus comportamentos direcionados para a conquista. Claro que a promoção não depende somente dele, mas se os comportamentos não estiverem de acordo com o esperado para a progressão, a promoção não acontece.

 

O elemento base de um comportamento normalmente está relacionado a uma crença.

 

Da mesma forma se a pessoa acredita que não pode ser promovida para aquela função, ou que não está preparada para tal desafio ela tende a comportar-se de forma a confirmar a sua crença. Este tipo de crença que estabelece algum bloqueio é denominada crença obstrutiva.

 

Algumas crenças são adquiridas ao longo de nossas vidas, através das experiências que vivemos. Elas têm um grande poder de modificar nossa certeza sobre os fatos vividos.

 

Outras crenças são adquiridas na infância ou durante a vida, mas que fazem parte do conjunto de crenças familiares. Elas foram instituídas em algum momento do passado por alguém e acabou virando “costume de família”. Um bom exemplo disso são as famílias em que boa parte dos membros prestam e passam em concursos para assumir cargos públicos. Enquanto ninguém havia passado, embora tentassem, a tendência de crenças é que concurso público é muito difícil, a partir do momento em que alguma pessoa passa no exame, isso reforça a crença de possibilidade e um a um tendem a também romper essa barreira.

 

A medida em que as pessoas percebem suas fortalezas, que também estão atreladas às crenças, elas criam novos desafios para reforçar o seu modo de pensar.

 

Por isso fazer um mergulho de autoconhecimento para desvendar suas fortalezas e suas limitações pode ser um elemento chave para o sucesso de seu plano futuro.

 

Começamos este artigo questionando o quão seguro você é de seu plano futuro em um mundo que se modifica tão rapidamente? E, certamente algumas pessoas irão dizer que nunca pararam para pensar em planos, ou que simplesmente não fazem planos. O que será que elas pensam sobre planos?

 

Você tem um plano estabelecido para seu futuro? O que precisa ser modificado para que ele seja posto em prática e você colha os frutos? Numa escala de 1 a 10, qual é o seu nível de segurança de que pode colocar o plano em pratica e que o resultado depende apenas de você? Quem são as pessoas que podem te ajudar nesta jornada? Elas sabem que você conta com elas? Que aspectos mais amplos existem em seu plano? O que pode ser uma barreira para a conquista do resultado? O que você espera ganhar ao completar o plano? O que é importante para você durante a execução e ao final da jornada? Qual é o primeiro passo que você precisa dar para alcançar o que deseja?

 

Todas essas perguntas tendem a ampliar o seu ponto de vista sobre aquilo que quer conquistar.

 

Uma coisa é certa neste caminho. Você precisa observar as suas crenças. Elas dirão que tipo de resultado você vai alcançar.

 

Talvez agora você esteja se perguntando como fazer isso?

 

A resposta é SENDO LÍDER DE SI MESMO. Compreendendo o contexto onde você está inserido, sendo responsável pelas experiências que vive, sabendo aproveitar o momento presente e experimentando o estado de presença a maior parte do tempo possível e por fim, sendo consciente de sua identidade.

 

Este conjunto formado pela compreensão da sua identidade, o estado de presença ampliado e a compreensão do contexto fazem parte do que acreditamos ser o tripé básico da liderança pessoal.

 

Nós acreditamos que este conjunto são as raízes da árvore da liderança e que torna uma pessoa muito mais segura do seu plano de futuro, mesmo em um mundo que se modifica tão rapidamente.

 

Pense nisso!

Grande abraço

Vitor Rodrigues

Sócio-diretor de Desenvolvimento e Projetos da Rise Desenvolvimento Humano e Co Criador do curso imersivo Lidere o Presente – Parceria entre Rise Desenvolvimento Humano e Kuratore

 


Se quiser se aprofundar mais sobre este e outros temas que acreditamos ser de extrema importância para se tornar uma pessoa extraordinária, no dia 06 de junho teremos uma webinar ao vivo falando sobre o tema:

 

Porque Algumas Pessoas São Extraordinárias e Outras não Passam da Média?

 

Vitor Rodrigues e Tiago Petreca vão contar – via webinar – como o autoconhecimento, clareza do seu propósito de vida pessoal somados a uma estratégia de ação, pode te conduzir ser uma pessoa extraordinária.

 

Faça a sua inscrição gratuita aqui.

 

webinar-3-01

 

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *