Treinamento de vendas: 5 soluções para os problemas enfrentados pelos vendedores

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Treinamento de vendas: 5 soluções para os problemas enfrentados pelos vendedores

 


 

O treinamento de vendas é um dos conceitos mais estudados pelo mercado nas últimas décadas. Isso porque é o desejo de todas as empresas conquistar melhores resultados através de : excelência no atendimento, aumento de vendas, lucratividade , ampliação de Market-share, etc.  O treinamento de vendas é o caminho para atingir estes objetivos, por meio do desenvolvimento com continuidade.

 

Há inúmeros motivos para aperfeiçoar sua equipe de vendedores com diferentes treinamentos de vendas que podem ser comportamentais e técnicos para que levem ao estágio de excelência e assim gerará melhores processos e resultados sustentáveis.

 

A concorrência e a evolução tecnológica, aliás, são as razões primárias para a evolução de um time de profissionais que irão garantir a existência da empresa, pois a sobrevivência vem em primeiro lugar sempre.

 

E se quiser que sua empresa tenha vida longa, é melhor aprender como utilizar as 5 soluções para resolver os problemas enfrentados pelos vendedores.

 

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#01. GESTÃO DO TEMPO

 

O estudo da Tríade do Tempo, desenvolvido pelo cientista computacional Christian Barbosa, destaca que, no universo da gestão do tempo é necessário construir uma estrutura de uso do tempo em 3 partes, diferentes entre si e com importâncias relativas.

 

 A 1º parte indica que 70% do tempo devem ser dedicados as atividades que são programadas para acontecer, colocando o foco e energia na execução das ações;

 A 2º parte coloca 20% das ações com foco em tudo que é urgente. Isso mesmo! Nada de gastar sua energia somente com as emergências, 20% é o suficiente;

 Por fim as ações circunstanciais, as situações surgidas no momento, devem corresponder a apenas 10% do seu tempo na 3º parte.

 

 

#02. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

 

A resolução de problemas ocorre quando o vendedor se torna “consultivo”.

 

Mas o que é isso?

 

O ser consultivo faz o cliente notar que o vendedor é muito mais do que um “tirador de pedidos”. Ele se torna um aliado na busca pela solução que seu cliente tem naquele momento, e vende essa solução no processo, sem forçar a barra.

 

Para se tornar um consultivo, é preciso ficar atento a interação com o cliente, pois é observando a pessoa a sua frente, fazer perguntas consultivas  no qual o cliente descobrirá novas perspectivas e aprofundará as suas necessidades, permitindo assim como tratar os seus problemas através de soluções eficazes.

 

 

#03. VENDAS DE BENEFÍCIOS

 

Um profissional consultivo é capaz de transmitir a imagem de ser um diferencial da empresa.

 

O vendedor é o primeiro contato que ele tem com a empresa, e ele precisa sentir esse diferencial como parte de uma gama de benefícios que serão entregues junto com o produto ou serviço que resolverá seus problemas (necessidades) em questão. Precisa falar a linguagem do cliente tornando fácil o entendimento do seu produto/serviço.

 

O resultado final da venda será a satisfação do cliente, pois estes benefícios representam a sua necessidade e que resolverá os seus problemas atravé s de um pacote que inclui lucro, comodidade, segurança, economia de tempo e dinheiro, facilidade, conforto.

 

 

#04. SUPERAÇÃO DE OBJEÇÕES

 

A objeção é o que impede o fechamento do negócio. Algumas objeções clichês são: “preciso de mais tempo para pensar” ou “necessito de mais informações antes de fechar o negócio”. Algumas mais diretas como “eu não preciso do seu produto”, “vou consultar a concorrência”, enfim, existem diversas objeções e você tem que estar preparado para sanar todas as objeções que seu cliente venha a ter.

 

A superação de objeções passa por um processo cerebral de mudança que vem por meio da conversa franca e direcionada, sendo um vendedor consultivo.

 

A fórmula da objeção é:

 

OBJEÇÃO =  DÚVIDA  X INTERESSE

Já realizamos alguns treinamentos e perguntamos ao Vendedores: Onde Vocês focam na Dúvida ou Interesse? A maioria responde no interesse. O cliente já está interessado, mas ainda há dúvidas que podem ser desde falta confiança na empresa ou no produto/serviço, funcionamento, etc.

 

Entender a dúvida, resolver este conflito que passa pela mente do cliente, superando-a é um dos principais pontos para superá-la.

 

Realize uma comunicação afetiva com ele, já que a comunicação afetiva reúne fatores capazes de ampliar o universo de entendimento dos envolvidos na ação de comunicar, e feche a venda com chave de ouro.

 

 

#05. DOR DE DONO

 

A nova vertente do capitalismo e no processo de vendas, representa fazer com que o vendedor vista a camisa e aja como se fosse o dono do negócio.

 

O colaborar com dor de dono é mais do que um parceiro, ele é a voz da companhia e fará o que for preciso para que ela prospere, dando o melhor de si do início ao final do expediente e além!

 

Uma empresa capaz de atingir seus colaboradores nas mentes e corações, fazendo-os sentir-se como um dono, é uma organização que conseguiu mostrar seus propósitos claramente para todos.

 

Eles sentem a empresa. Se preocupam com ela e sabem na ponta da língua o motivo de sua existência e quais as soluções certas para cada cliente.

 


 

Gostou? Pois essa foi só uma introdução. Aqui na Rise, temos workshops completos sobre treinamento de vendas para potencializar os resultados da sua equipe de vendas, seja abordando os tópicos citados acima ou criando um workshop totalmente personalizado para a realidade da sua equipe de vendas e do seu negócio. Entendemos que para criar resultados verdadeiros, é preciso compreender o contexto do seu negócio, criar experiências de desenvolvimento impactantes, memoráveis e de fácil aplicação prática. Desta forma os resultados são garantidos.

 

E aí, vamos potencializar os seus resultados juntos? Entre em contato conosco!

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

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One Comment

  1. Sonia Paseto disse:

    Boa tarde, ótimo material.

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