A Importância da Comunicação para Liderança

Sabemos a importância do líder dentro da organização. Delegar as tarefas de forma correta, conhecer as aptidões da sua equipe e, principalmente, ter empatia para entender as dificuldades de cada membro do time. Portanto, existe algo que pode acabar com essas competências: a falta de comunicação.

Muitos problemas acontecem devido a uma comunicação ineficaz. Você deve ter presenciado algum momento em que a falta dela foi a causadora do problema, não é mesmo? Neste artigo, explicaremos como o líder pode melhorar sua comunicação.

Por que a comunicação e Liderança devem andar juntas?

Na liderança, falar com clareza é extremamente importante, porém o líder precisa ser um ótimo ouvinte também. No entanto, a ausência de uma comunicação pode impactar toda equipe.

O líder que fala sem segurança não vai transmitir confiança para seus receptores. Quando não há confiança do líder, a equipe vai se sentir perdida e isso vai impactar diretamente no ambiente de trabalho. Contudo, sem a comunicação clara entre a equipe e liderança pode criar ruídos e afetar o bom relacionamento entre todos. Já os líderes que têm uma ótima comunicação, conseguem um maior engajamento e produtividade dentro da organização.

Abaixo, separamos alguns tópicos importantes para comunicar de forma eficaz:

 

1 – Explicar de forma clara as metas para a equipe

Não há nada mais frustrante não saber o que fazer naquele projeto ou o líder explicar de um jeito que ninguém entenda. Pois, a maioria dos liderados sentem-se perdidos ou até mesmo vê isso como uma característica negativa.

Primeiramente é necessário deixar claro tudo o que se espera naquele projeto. Explique como deve ser feito e quais resultados esperados dos colaboradores. Isso mostra um ótimo trabalho e sem dúvidas a entrega será bem-sucedida. Além disso, as metas precisam ser acompanhadas periodicamente, em reuniões com o time para visualizar os resultados atingidos.

 

2 – Analise se a mensagem foi passada de forma correta

Quando for dar uma nova responsabilidade ao colaborador, faça isso de forma mais objetiva possível. E, claro, forneça informações com detalhes sobre este novo assunto.

Contudo, certifique- se de que o profissional entendeu as instruções. Para que, mais para frente não haja falhas na execução deste projeto.

3 – Utilize um canal de fácil acesso para todos

É triste quando a informação não chega aonde deveria chegar ou até mesmo quando a metade da equipe recebeu. Pois bem, o líder precisa buscar algo acessível aos seus liderados. Além disso, checar se todos entenderam a mensagem e também evitar reuniões longas para não ter distrações dos colaboradores.

 

4 – Aprenda ouvir e mostre interesse pelos colaboradores

Além da comunicação eficaz, o líder precisa ouvir sua equipe e entender quais suas dificuldades e aspirações. O contato pode ser feito no dia-a-dia ou até mesmo em reuniões para tratar esses assuntos.

No entanto, ter empatia, uma relação de confiança é essencial para as pessoas e se torna o ambiente mais leve e colaborativo. Para finalizar, o líder precisa ser um ótimo ouvinte e comunicador, em que se preocupa com crescimento de todos da equipe.

Quer saber mais sobre Desenvolvimento de Líderes? E começar 2022 com o pé direito em sua empresa? Entre em contato com a Rise!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.