A Importância do Líder no Trabalho em Equipe

Nas últimas semanas, falamos muito sobre Equipes de Alta Performance e Trabalho em Equipe. Mas, para que tudo ocorra de forma correta e sem ruídos na comunicação, o líder torna-se uma figura importante na condução de todo projeto, como motivar seus colaboradores e, especialmente, delegando de forma correta todas as atividades para serem exercidas conforme a expertise de cada um.

Portanto, neste artigo falaremos sobre a Importância do Líder para o Trabalho em Equipe. Vamos lá?

MOTIVAÇÃO

Muitos líderes se perguntam: “Como vou deixar meu time mais motivado?”, “Como deixar os meus colaboradores com vontade de buscar resultados?”. Não é apenas aumentando o salário, dando uma bonificação ou até mesmo aquele Happy Hour na sexta-feira à noite.

O Líder precisa tratar com igualdade, saber ouvir e, principalmente, ser presente em todos os momentos. Com isso, a equipe vai se sentir muito mais motivada e com certeza vão dar o seu melhor nos projetos.

CRIAR UM AMBIENTE MAIS SAUDÁVEL

Quem nunca se deparou com um local de trabalho cheio de desgastes, intrigas e fofoca? O Líder precisa entrar em ação para que dentro da organização isso não aconteça.

Ficar próximo de seus funcionários, acompanhar de perto as atividades e incentivar um bom relacionamento entre o time. No entanto, ele precisa saber resolver com diálogo quando algo não saí como esperado, evitar competições destrutivas entre os funcionários e fazer com que todos estejam alinhados com o propósito da empresa e alcançar todas as metas estabelecidas.

SABER LIDAR COM AS MUDANÇAS

A palavra mudança é sempre malvista por alguns funcionários, não é mesmo? Pois bem, mas às vezes, ela é necessária pelo bem dele. Vamos explicar! O Colaborador é um ótimo funcionário, mas naquele setor que ele atua o seu rendimento não está sendo muito bom. Vai demitir esse funcionário? Não.

Converse com ele, veja quais são suas principais habilidades e mude-o de departamento. Saiba fazer as mudanças de forma correta e que isso vai trazer resultados satisfatórios ao seu negócio.

APROXIMAÇÃO ENTRE A EQUIPE E LÍDER

Há uns anos, os funcionários queriam se destacar na empresa para obterem o seu retorno financeiro. Porém, essa história mudou e hoje eles querem reconhecimento, vestir a camisa e ter um papel importante dentro da organização. E mais uma vez o líder precisa estar em conjunto com o seu time.

Ele precisa delegar as atividades de forma correta, para que não tenha sobrecarga e o projeto seja entregue com maestria, fazer uma comunicação clara e sem ruídos para que todos possam entender e o feedback é muito importante. Afinal, todos precisam saber o que pode melhorar, o que está se destacando e por último o líder precisa confiar na sua equipe, pois a confiança é a chave de todo sucesso.

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