Como Liderar Times à Distância

Como liderar times à distância

COMO LIDERAR TIMES A DISTÂNCIA

Em momentos complexos em que a as estruturas de trabalho são afetadas e se adaptar a novos formatos é fundamental, quando falamos em Liderança 4.0 uma das questões mais importantes é entender como liderar times à distância. O distanciamento pede por flexibilidade e mais movimento da nossa condição de trabalho e, sobretudo é, principalmente, um grande desafio para os líderes.

 

Existem 4 elementos extremamente importantes para o desenvolvimento de uma liderança que irá trabalhar com equipes à distância:

 

01. ENTENDER AS DIFERENÇAS CULTURAIS

A cultura continua sendo a base de tudo aquilo que fazemos no movimento de liderança. É preciso entender qual é o perfil do time e dos colaboradores, as características de idade, competências, habilidades e de que maneira esse time está construído, considerando todo o ambiente externo à empresa que envolve cada colaborador.

Neste momento a diversidade é um fator que se torna ainda mais importante e adquire maior influência nas relações de trabalho, por este motivo se faz necessário aprender a lidar com as diferenças culturais, de fuso horário e estratégias de ação, pois cada pessoa cria uma estratégia diferente, um modelo de trabalho diferente, assim como a forma de lidar com cada situação.

Compreendendo as diferenças culturais de cada colaborador torna-se possível entender como liderar com as diferentes situações que serão deparadas.

 

02. COMUNICAÇÃO E CONFIANÇA

Outro ponto importante está na comunicação e no estabelecimento de confiança para construir um resultado positivo a distância.

A grande questão é como fazer isso.

Existem alguns exercícios que auxiliam na organização dessa estrutura, para que elementos de confiança sejam construídos de certa forma, possibilitem uma maior efetividade na estrutura de comunicação e construção grandes resultados.

 

03. ADAPTAÇÃO À NOVA ESTRUTURA DE REUNIÕES

As reuniões deixam de ser presenciais e passam a ser online. Ou seja, é preciso criar uma estrutura de comunicação para esse novo formato. Perdemos parte do nosso processo de análise do contexto e a possibilidade dos colaboradores estarem olhando para a tela, mas não para o líder se torna mais fácil.

Então é preciso entender como manter a concentração.

Um dos segredos é que as reuniões tendem a ser mais rápidas, brincamos que são reuniões “rápidas, sujas e baratas”, o que significa que na verdade as ideias precisam ser trocadas mais rapidamente, no entanto elas ocorrerão mais vezes por dia, feitas simplesmente para a tomada de decisão em conjunto e não mais para abrir e contextualizar esse processo. Vemos uma inversão no processo das reuniões.

 

04. SABER CRIAR ESTRATÉGIAS

De que maneira um líder cria uma estratégia?

Para criar uma tática é preciso entender melhor o time para compreender quais ferramentas mais se adaptam a ele, de que maneira engajar esse time e como produzir mais com ele, dando mais liberdade e trazendo ferramentas que auxiliam nesse processo.

A grande questão de aprendizagem aqui é: quais são as ferramentas disponíveis e como eu as integro no processo de trabalho?

 

Liderança a distância não é algo de outro mundo, é algo deste mundo e do nosso momento. Então vamos nos adaptar a essa situação!

 


Quer treinar seus líderes e colaboradores para que alcancem um resultado positivo trabalhando à distância? Entre em contato com um de nossos consultores e descubra soluções de alto impacto também disponíveis de forma totalmente online.

Fale com um consutlor

 

Veja também a versão em vídeo deste tema

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.