Convenção Corporativa: O que nossos 18 anos de experiência em T&D nos ensinou

Convenção Corporativa

Convenção Corporativa: O que nossos 18 anos de experiência em T&D nos ensinou

 

Existem diversas formas de aprendizado, mas a troca de experiências sobre as divergências e lições entre pessoas e empresas mais experientes é um dos mais eficazes.

 

É fascinante e transformador descobrir novas formas e desempenhar seu trabalho, e você nem imagina quantas oportunidades é possível tirar de um bom networking.

 

E em nossas diversas participações, conversas e 18 anos de carreira e experiências em Treinamento e Desenvolvimento, aprendemos muito sobre diferentes áreas, necessidades, mindsets, metodologias e tipos de evento, sendo um deles, Convenção Corporativa.

 

Por isso, iremos compartilhar algumas lições que aprendemos ao longo destes anos, que consideramos fundamentais para realizar uma convenção corporativa incrível!

 

PLANEJAR, DEFINIR E MENSURAR

Convenção Corporativa

O Inicio de toda Convenção Corporativa se determina a partir de 3 pontos, Planejar, Definir e Mensurar.

 

Comece com um bom planejamento, listando toda a programação do evento e quais as necessidades de contratação para executá-la, de acordo com seu budget. Em seguida, defina quais os objetivos a ser alcançado com a convenção, isso irá te ajudar muito a escolher a programação, local, alimentação, atividades, tema, etc.

 

E por fim, mas não menos importante, determine os indicadores de resultados para mensurar antes e pós-convenção. Existem diversas métricas que podem te ajudar, de acordo com o seu objetivo e necessidade, neste artigo, falamos sobre o ROI e como utiliza-lo para mensurar ações de T&D. Isso não só te facilita na escolha de ações mais pontuais trabalhados durante o evento, como no acompanhamento e apresentação dos resultados obtidos com a convenção corporativa.

 

 TENHA UM MOTE CLARO E ALINHADO A ESTRATÉGIA DA EMPRESA

Convenção Corporativa

Em todos nossos anos de experiência, vimos que ter um Ideia Central bem clara e alinhada a estratégia é essencial, pois isto pode mudar todo o rumo do seu evento. Pense, se o mote da convenção corporativa for confuso, desconexo ou desconhecido aos participantes, ou completamente desalinhado a estratégia da organização, o impacto é diretamente no resultado do seu evento.

 

Alinhe os objetivos gerais da Convenção Corporativa às questões estratégicas da empresa. Os resultados serão incríveis se você vincular o evento às metas da empresa, e os colaboradores ficarão cientes do objetivo da convenção, abertos a novas informações e aprendizados e felizes em saber que o evento terá um mote claro, real e tangível.

 

 ORGANIZE COM ANTECEDÊNCIA

Convenção Corporativa

Já diz o ditado: A pressa é inimiga da perfeição. Portanto, siga o ditado e não deixe que imprevistos coloque tudo a perder por conta do tempo. Isso pode te atrapalhar em uma série de fatores como ausência de fornecedores disponíveis, custos mais altos por conta do prazo de produção, dificuldades a encontrar bons espaços para realização do evento, etc.

 

Primeiro, procure determinar uma data para a sua Convenção Corporativa com um espaço de tempo favorável à sua organização. Isso permite que você escolha e reserve os melhores recursos, espaços, fornecedores e soluções que te permitam idealizar e concretizar um evento fantástico!

 

Use um Check List para fazer um acompanhamento se está tudo organizado e dentro dos conformes da sua agenda, isto te ajuda a evitar más eventualidades. É claro que imprevistos acontecem, mas é importante que você tenha tudo sob controle, preparado para caso aconteça, permitindo que a experiência da Convenção Corporativa seja completa e tranquila, tanto do participante, quanto para os organizadores.

 

 CONTRATE FORNECEDORES DE CONFIANÇA

Convenção Corporativa

Durante o planejamento de custos da Convenção Corporativa, é tentador contratar fornecedores por conta do baixo custo. Mas nem sempre o investimento surte em um resultado positivo.

 

Contratar bons fornecedores, com referências e expertise dentro da sua área de atuação faz toda a diferença, pois lembre-se que estas pessoas também contribuem para o sucesso da Convenção Corporativa, desde a qualidade dos alimentos servidos no buffet a disseminação de conhecimento e informação dada por Palestrantes ou Multiplicador externo.

 

Principalmente na área de Educação Corporativa, é importante contratar parceiros que não só agreguem valor ao seu próprio serviço e por fim, não entregam bons conteúdos, mas sim, parceiros que entendam a necessidade do seu negócio e apresente soluções assertivas e conectadas com o fit cultural da sua empresa, garantindo total compreensão e retenção do conhecimento entre os participantes com o propósito da atividade e oportunizando que o profissional o aplique em suas atividades práticas no trabalho.

 

Logo, seu investimento não só assegura uma experiência memorável ao participante durante a Convenção Corporativa, como potencializa seus resultados pós-evento.

 

Além de que contratar fornecedores externos desta área, torna o seu evento uma ocasião especial aos participantes, pois trazem um novo olhar para dentro do seu negócio e, é uma forma da empresa prestigiar o colaborador e demonstrar a preocupação e importância de seu desenvolvimento.

 

Quer saber mais vantagens em contratar uma empresa de Treinamento & Desenvolvimento ? Clique aqui e confira neste artigo.

 

 MANTENHA SEU TIME ENGAJADO COM O PROPÓSITO DO EVENTO

Convenção Corporativa

Quando os participantes não compreendem a importância do evento, ou não se motivam com ele, acabam por não se importar e se esforçam para prover um resultado positivo dele. Isso explica a forte preocupação entre os organizadores em motivar e engajar os participantes durante a convenção corporativa.

 

Use este espaço para apresentar os resultados da empresa, premiar os colaboradores por metas atingidas e mostrar aos participantes que eles podem ir além com atividades de desenvolvimento, jogos corporativos ou desafios práticos e interativos. O investimento em um evento como este traz a possibilidade de desenvolver suas habilidades e capacidades. A demonstração de carinho por cada um e a comemoração dos resultados faz com que o sentimento de reciprocidade e orgulho em pertencer só cresça entre os colaboradores, motivando e engajando-os a se dedicar com o sucesso do evento e os objetivos da organização.

 

 A CONVENÇÃO CORPORATIVA É SÓ O COMEÇO

Convenção Corporativa

O mais importante é que precisamos ter em mente de que a Convenção Corporativa é só uma ação inicial de um grande projeto, que precisa ser sustentado ao longo do ano.

 

Não basta apenas realizar a disseminação do planejamento estratégico durante o evento, e se esquecer de mencioná-lo constantemente no dia a dia da empresa. Ou investir em uma ação de treinamento e desenvolvimento isolada, e não propor um plano de ação e uma trilha de aprendizagem para dar continuidade à mudança.

 

Muitas vezes, um resultado improdutivo é automaticamente atribuído aos frutos do evento, mas devemos levar em conta que nós, enquanto colaboradores, somos os reais provedores destes resultados, e temos a responsabilidade de dar continuidade a esta ação.

 

Por isso, procure sempre relembrar as discussões e momentos importantes do evento através das plataformas de comunicação da empresa, como e-mails e intranet, para resgatar a memória e a motivação do colaborador. E não deixe para trabalhar outras atividades e treinamentos apenas na próxima edição da convenção, essa memória é uma ótima maneira de manter a chama do profissional acesa.

 

A Liderança também tem um papel muito importante no desenvolvimento dos colaboradores, já que estes são responsáveis pela comunicação interna da organização, e encarregado em realizar a multiplicação do conhecimento entre os colaboradores e a sustentação do planejamento estratégico da organização. A vista disso, não se esqueça de inclui-los nos projetos de engajamento e desenvolvimento.

 

Em toda nossa experiência, trabalhando com diferentes clientes em diferentes eventos, podemos acompanhar e aprender diferentes possibilidades de tornar sua Convenção Corporativa memorável e cheia de novas oportunidades. E nós da Rise Desenvolvimento Humano sempre procuramos entender as necessidades dos clientes e qual o resultado para o negócio que se deseja alcançar com a Convenção Corporativa. Desta forma conseguimos construir uma solução assertiva, que atenda tanto as expectativas dos participantes, com uma experiência memorável, quanto produza resultados positivos para a organização, levando sua Convenção ao status de sucesso.

 

Quer saber como deixar a sua convenção corporativa ainda melhor? Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça todas as nossas soluções em jogos corporativos para você ter uma convenção de alto impacto nos resultados da equipe e empresa.

Convenção Corporativa

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.