Afinal, Gamificação e Jogo Corporativo são a mesma coisa?

gamificação

Afinal, Gamificação e Jogo Corporativo são a mesma coisa?

 

Com as constantes mudanças e novas necessidades no mindset dos profissionais inseridos no mercado de trabalho, as empresas que treinam seus colaboradores precisam se apoiar em diferentes ferramentas para obter os resultados desejados, e, tanto a Gamificação quanto o Jogo Corporativo surgiram como uma solução para tornar a rotina intensa dos profissionais em algo mais leve e descontraído.

 

Mas afinal, gamificação e jogo corporativo são a mesma coisa? Leia neste artigo e descubra quais os diferenciais de cada estratégia.

 

 

O que é Gamificação? 

 

gamificação

A Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações em ambientes fora do contexto de jogos. Ela é aplicada de forma ampliada, em que a pessoa não perceba que o jogo faça parte do seu dia a dia.

 

O principal objetivo da gamificação é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso da empresa, pois promove a fidelização do profissional com a marca, o aumento do uso das ferramentas de trabalho e a motivação por superar os desafios.

 

A Gamificação na educação corporativa é uma das tendências em Tecnologias Educacionais, conforme apontado pela pesquisa realizada pela Harward Business Review em Janeiro de 2018, pois além de criar uma experiência de trabalho cativante, lúdica e descontraída, agrega diversos benefícios a empresa.

 

Ela estimula uma competição saudável, gera um engajamento intuitivo dos colaboradores com os propósitos da empresa, quando estes são bem definidos, possibilita ao profissional que alcance metas pré-definidas pela companhia de maneira tangível e descontraída, criando um ambiente experiencial, confortável e convidativo para o profissional “ir além” em suas tarefas, despertando espontaneamente o sentimento de conquista própria.

 

A Gamificação também melhora outros aspectos estratégicos para o negócio, pois para que ela aconteça de maneira produtiva, os profissionais necessitam ter o mesmo acesso aos recursos e informações, e estes podem ser otimizados conforme as necessidades da empresa e, independente das adversidades, o profissional permanece motivado para superar outro desafio. Isto possibilita a medição do desempenho individual do colaborador perante a flexibilidade do ambiente, bem como a medição dos resultados obtidos através da gamificação, podendo assim mudar de estratégia e aprimora-la para algo mais vantajoso a empresa.

 

O uso da gamificação na educação corporativa já é algo que acontece em diversas organizações, visto sua potencialidade, é uma maneira de incentivar determinados comportamentos observados nos colaboradores a fim de garantir familiaridade e engajamento com os objetivos da empresa. Além disso, a ferramenta promove um processo de aprendizagem mais dinâmico, rápido e agradável, racionalizando tempo com explicações e orientações rápidas, aplicadas de forma generalizada, que muitas vezes não eram compreendidas com clareza e consistência.

 

Portanto, a gamificação na educação corporativa compreende a ideia de adicionar elementos, mecânicas e lógica dos jogos para engajar as pessoas na finalidade da aprendizagem, podendo assim, criar uma representação quantitativa, prazerosa e visual de como os colaboradores avançam em sua trilha de aprendizagem em relação aos demais colegas, estimulando o aprendizado contínuo e uma competição saudável, que fará com que todos queiram ter as melhores notas nas avaliações e cumprir as ações educacionais proposta pela companhia. Com todos estes proveitos, o resultado só poderia ser o sucesso.

 

 

 O que é Jogo Corporativo?

 

gamificação

O Jogo Corporativo é uma das vertentes da Edutainment, estratégia que tem ganhado força e que consiste em explorar o lado descontraído do conhecimento e desenvolvimento de profissionais, proporcionando aos participantes uma experiência de aprendizagem mais envolvente e inesquecível.

 

O Integração do Jogo Corporativo é uma proposta de ensino personalizada e adaptativa, capaz de trabalhar as dificuldades e potencialidades de cada usuário de forma segmentada.

 

Esta estratégia proporciona ao colaborador uma vivência única a partir de atividades lúdicas, no entanto, diferente da Gamificação, o jogo corporativo é organizado de maneira estruturada, visando motivar, compreender e trabalhar um comportamento específico no participante. Comportamentos estes que, em sua maioria, precisam ser mudados para que o ambiente de trabalho em que eles estão inseridos seja transformado.

 

Geralmente o jogo corporativo é colocado em prática dentro de um ambiente controlado e seguro para o colaborador apresentar suas reais características. Sendo assim, as respostas são previsíveis, pois o jogo é previamente estruturado para incentivar determinado comportamento, que posteriormente seja fruto de um questionamento e reflexão, e apesar do jogo proporcionar a experiência lúdica, seus objetivos devem ser bem claros e correlatos as suas atividades no ambiente de trabalho, pois somente assim cada participante poderá traduzir suas ações durante o jogo e as consequências de cada decisão tomada, propiciando a mudança no ambiente.

 

O uso do Jogo Corporativo como estratégia para capacitação de profissionais não é algo novo, porém, essa linguagem ganha força como pano de fundo para as experiências de aprendizagem, e considerando que vivemos em um mercado cada vez mais experiencial, proporcionar este sentimento atribui à empresa diversos resultados, além de reforçar sua Employer Branding.

 

Quer saber mais sobre Jogos Corporativos? Leia neste artigo completo o que é e como aplica-lo na sua empresa.

 

gamificação

 

  Porque unir a Gamificação e o Jogo Corporativo

 

 

A Gamificação e o Jogo Corporativo possuem diferentes propósitos, no entanto, quando unimos suas forças, conseguimos construir algo consistente, experiencial e de resultados de alto impacto, suficiente para inspirar profundamente os profissionais em torno da sua marca.

gamificação

A Gamificação, quando conectada ao Jogo Corporativo, dá continuidade ao aprendizado proposto, e impulsiona os colaboradores a adotar suas habilidades em suas tarefas, buscando sempre evoluir para obter os melhores resultados dentro das metas propostas, em busca do prêmio maior, que é o sucesso da companhia.

 

Para exemplificar a força da união das estratégias, podemos citar o Case do trabalho que realizamos junto a Staples Brasil, uma das maiores varejistas em materiais de escritórios, papelaria e informática mundiais.

 

 

 Case Rise + Staples Brasil

gamificação

O Desafio era promover o pensamento estratégico dos líderes e demais colaboradores para o destaque da empresa dentro do mercado, e para tal, foram definidas quatro metas a serem cumpridas ao longo de 01 ano.

 

Foi aplicado o Jogo Corporativo de Alto Impacto Everest, que acontece no conglomerado de montanhas mais altas do mundo e desata o profissional do ambiente comum de trabalho, promovendo uma experiência lúdica e envolvente e, para garantir que os colaboradores compreendessem o propósito da ação, estruturamos a analogia do game para integrar os profissionais nas metas propostas pela Staples.

 

Em continuidade ao aprendizado, a empresa tomou uma iniciativa de gamificação do planejamento estratégico, utilizando a metáfora do Jogo Corporativo.

 

O ambiente físico do escritório foi estruturado com a temática do Everest, e as metas foram expostas dentro do ambiente, identificadas pelos alpinistas. Assim, conforme a equipe evoluía em cada meta, o personagem acompanhava esta evolução, passando pelos picos das montanhas, isto engajava as ações individuais e do grupo em cumprir as metas da empresa, em prol do objetivo comum, ser referência no mercado.

 

Por fim, os resultados foram surpreendentes e as metas foram cumpridas, transformando processos que já são realizados na empresa em algo divertido e motivador, e satisfazendo não só os desejos da empresa, como o orgulho de pertencer dos profissionais.

 

A Gamificação e o Jogo Corporativo não são a mesma coisa, cada estratégia possui seu propósito e pode ser aplicada conforme os objetivos da companhia, mas juntar os seus poderes em uma única estratégia é a chave para construir equipes de alta performance capacitadas e engajadas por um caminho de aprendizagem com conteúdos e metodologias envolventes e estimulantes.

 

Quer saber mais sobre jogos corporativos? Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça todas as nossas soluções em jogos corporativos. 

jogos-corporativos

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.