Gestão da Emoção – Como ter grandes resultados

Gestão da Emoção

GESTÃO DA EMOÇÃO

Estão equivocados aqueles que acreditam ser verdadeiramente capazes de fazer a gestão das suas emoções. Controlar o que sentimos não possível, o que podemos é ter o controle de nossas atitudes, ou seja, como reagimos aos nossos sentimentos.

Portanto, quando falamos de Gestão da Emoção falamos de compreender todo o processo emocional, entender como as emoções são formadas e como elas geram resultados para nós. A neurociência explica que uma emoção tem uma duração média de 12 segundos, ou seja, durante esse tempo somos impactados por uma emoção, mas normalmente temos ciclos que implicam na forma como ampliamos os efeitos dessa emoção.

 

mindfulness

Como trabalhar as reações às nossas emoções?

 

01. Conhecimento Emocional
O primeiro passo é começar a identificar nossas emoções e dar nomes a elas, a partir do momento que começamos a delimitar e dar formas ao que sentimos, conseguimos aprender a lidar com elas. Dentro desse processo de compreensão é importante se fazer presente, perceber e sentir aquilo que é sentido, algumas ferramentas de Mindfulness podem nos auxiliar.

 

02. Competência Emocional
Sabendo o que está sendo sentido é preciso analisar nossas atitudes. A competência emocional não é sobre como lidar com nossas emoções em si, mas nossos comportamentos em relação a elas. De que maneira lidamos com nossos sentimentos? Aqui se apresenta um elemento muito interessante que é conseguir compreender, nessa condição Mindfulness, as atitudes que temos as partir de um disparador emocional.

 

03. Inteligência Emocional
Na terceira fase surgem os aspectos da estratégia emocional. A grande sacada é conseguir entender estrategicamente o que faremos para disparar emoções em nós e nos outros.
Sabe quando fazemos uma surpresa para alguém e esta pessoa tem exatamente a reação que esperávamos? Essa é a característica da estratégia emocional, conseguir construir um ambiente para que aquela emoção aconteça como um disparador biológico e que dentro daqueles 12 segundos seja possível construir grandes resultados.
Há relatos de grandes líderes que conseguem tirar grandes resultados dos times através dessa habilidade de controlar o ambiente a partir das emoções.

 

Para caminharmos em uma condição estratégica, precisamos entender nossos hábitos e de que maneira eles impactam no nosso dia a dia. Então, quando falamos de trabalhar no entendimento de como realizar a gestão das emoções, falamos de entender o homem e nosso universo e criar estratégias que mesmo simples, são capazes trazer grandes resultados.

 


 

Quer trabalhar, de maneira estratégica com seu time, a Gestão das Emoções? Entre em contato com um de nossos consultores e descubra soluções de alto impacto também disponíveis de forma totalmente online.

 

Fale com um consutlor

 

Veja também a versão em vídeo deste tema

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.