Como a Média Liderança Impacta na Empresa?

O impacto da média liderança

O Impacto da Média Liderança

Não enxergar a média liderança como fator de alto impacto nas empresas é um grande equívoco. Gerentes, supervisores e coordenadores exercem um papel de extrema importância dentro dos processos organizacionais e são grandes responsáveis por resultados positivos ou negativos.

 

O Papel e o Impacto da Média Liderança

A Média Liderança é quem tem acesso à Alta Liderança, a qual é responsável por definir as estratégias da empresa. Para que as estratégias cheguem aos demais colaboradores e sejam colocadas em ação, é preciso que a média liderança tenha um bom entendimento delas e realize a tradução do planejamento, transformando-o em ações táticas e disseminando toda a operação de forma clara para o time.

Portanto, o alcance dos resultados esperados para a empresa, depende da média liderança, de sua habilidade de comunicação e do desenvolvimento que ela realiza com o seu time.

Perceber se seus colaboradores estão capacitados para alcançar os resultados projetados é essencial e caso não estejam, há 3 caminhos que os líderes podem seguir:

01. Contratação de novas pessoas

A contratação de novas pessoas já com as habilidades necessárias é um caminho para construir times mais produtivos, no entanto ela depende de recursos que muitas vezes a empresa não tem ou que estão destinados para outros processos.

 

02. Desenvolver o time

Realizar o desenvolvimento dos times e colaboradores é um investimento que traz grandes benefícios para a empresa e contribui para o crescimento dela como um todo.
Pensemos em times de futebol. Todos os clubes possuem escolinhas e times de base em que treinam futuros jogadores de seus times titulares, é uma forma, a longo prazo, de construir grandes carreiras de destaque para o clube. Além de ser muito mais econômico do que comprar jogadores já em seu auge de carreira.

 

03. Enfrentar a mudança de processos

Muitas vezes, mudar os processos pode trazer resultados positivos para o rendimento das equipes. Desta forma, é preciso que os líderes tenham uma visão de como está a produtividade de suas equipes, enxerguem a possibilidade de mudanças e estejam preparados para encarar novas formas de trabalho.
Na atual pandemia, fomos sujeitados a nos adaptar ao mundo digital, uma tendência que já vinha crescendo, mas muitas empresas não haviam investido ainda. Nessa situação, fomos forçados a mudar os processos, no entanto alguns resultados positivos surgiram e nos mostraram mudanças que já podiam ter sido realizadas e muito provavelmente permanecerão.

 

Desenvolvimento de Pessoas

Cabe também à média liderança o desenvolvimento de equipes e carreiras. Muitas vezes os líderes direcionam todo o foco para a gestão e se esquecem de desenvolver seus times, resultando em equipes despreparadas para a realização das estratégias e para o alcance dos resultados esperados. Além disso, colaboradores que não recebem treinamentos, tendem a ficar estagnados em suas posições por mais tempo. A importância de realizar o desenvolvimento de carreiras implica, portanto, no crescimento dos profissionais e assim no crescimento de toda a empresa.

 


 

 

Pensando em desenvolver seus times? Acesse nosso site site, clicando aqui, para conhecer nossas soluções em treinamento e desenvolvimento online e presenciais ou entre em contato com um consultor para que possamos conversar sobre suas atuais necessidades, clicando abaixo.

Fale com um consutlor

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.