Officeless – O Novo Normal

Officeless - O Novo Normal

Officeless – O Novo Normal

Ontem entrávamos em um home office forçado e hoje já ouvimos murmúrios sobre um tal de “officeless”, como tudo isso aconteceu? Será que o único agente dessa mudança foi o Corona Vírus?

O fim da “papelada do escritório” e a ascensão dos drives e bancos de dados de fácil acesso, busca e maior segurança não é novidade para ninguém e os caminhos que se seguiriam a partir dessas transformações tecnológicas podiam ser previstos, mas para a maioria de nós aconteceu de forma inesperada, de um dia para o outro.

O isolamento social provou que os colaboradores podem ser até mais produtivos trabalhando remotamente. Empresas que relutavam em adotar o home office anteriormente, perceberam que as relações remotas de trabalho funcionam, fluem de forma ainda mais ágil e acarretam na redução de tempo e dinheiro gastos com locomoção e gerenciamento do espaço físico dos escritórios.

 

Mas o que realmente significa essa tendência Officeless?

Fruto do Home Office (escritório em casa), o Officeless (ou less office) é traduzido de forma literal como “menos escritório”. Significa que com a implementação do trabalho remoto, as empresas ficarão com espaços vazios dentro dos escritórios. Sim, eles ainda existirão, não estamos falando da extinção dos espaços e relações físicas organizacionais, ainda precisaremos deles para reuniões com clientes e até mesmo entre os colaboradores, mas de sua redução.

Grandes empresas já iniciaram projetos de redução e reestruturação dos espaços, para comportar modelos de coworking e salas para reuniões. A grande XP Investimentos, por exemplo, iniciou negociações para a devolução de 10 andares de seu escritório na Faria Lima.

 

A Questão Geográfica

 

Os novos modelos que exigem menos frequência dos colaboradores nos escritórios, permite que o trabalho seja realizado de qualquer lugar. Desta forma a tendência é que profissionais de outras cidades ou até mesmo estados não precisem se realocar, o que nos leva a pensar não apenas em transformações das relações de trabalho, mas das estruturas das cidades e principalmente do futuro das grandes capitais, que hoje concentram as oportunidades e, por consequência, o trânsito de pessoas.

 

Desafios e Vantagens

 

Sem um grande escritório para administrar, o papel dos gestores e da alta liderança sofrerá mudanças, podendo estar mais voltado para melhorias na efetividade e qualidade do trabalho. Líderes, colaboradores e equipes trabalhando remotamente também precisarão se adaptar à distância e ao novo ambiente de trabalho.

Adaptação

Aqui falamos de algo individual, pois diferentes pessoas vivem realidades distintas e têm necessidades próprias. Cada um precisará entender seu momento e forma de maior produtividade para organizar sua rotina e encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. E cabe à liderança saber gerir suas equipes, respeitando as diversidades, para manter as relações, a comunicação e o engajamento entre o time.

 

Qualidade de vida

Com o tempo que antes era perdido na locomoção para os escritórios, será possível criar novos hobbies, desenvolver novas habilidades ou projetos sempre desejados, mas impossibilitados pela falta de tempo, se dedicar mais à família, fortalecer laços com amigos, adotar práticas de exercícios físicos, melhorar a alimentação, entre outros comportamentos e práticas. A melhoria na qualidade de vida poder ser pensada em diferentes âmbitos, desde as relações, até a saúde física e mental e o desenvolvimento pessoal.

As relações de trabalho estão se transformando e muitas mudanças ainda estão por vir. As habilidades essenciais para os melhores profissionais não se referem mais apenas à realização de tarefas, mas também a entender os momentos, saber se adaptar e a enxergar as oportunidades.

 

A Rise tem produzido diversos materiais que ajudam na adaptação às novas realidades, os quais você encontra acessando nosso site. Siga também as nossas redes sociais para saber de novos materiais em primeira mão!


 

Quer saber mais como manter o equilíbrio, se conectar com o propósito e desenvolver seus times para estarem sempre preparados, gerando resultados positivos? Entre em contato conosco, vamos bater um papo sobre as suas necessidades!

Fale com um consutlor

 

A Rise Desenvolvimento Humano é uma empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano. Nós ajudamos empresas a conectar-se com seu verdadeiro propósito, mobilizando suas equipes através de treinamento e desenvolvimento. Construímos soluções de treinamento e desenvolvimento para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! http://risedh.com.br/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.