Os 06 Segredos das Equipes de Alta Performance

Desenvolver uma equipe de Alta Performance é o desejo de qualquer gestor. Pois essa habilidade pode transformar o ambiente corporativo e, portanto, trazer grandes resultados para a organização.

Neste artigo, trouxemos um compilado de seis segredos que você pode começar hoje mesmo na sua empresa e garantir a obtenção de sucesso.

BOA LIDERANÇA

A liderança é imprescindível para conduzir sua equipe para aquele objetivo tão esperado. Motivar e inspirar pessoas pode ser uma tarefa árdua para alguns gestores, mas criando um bom ambiente de trabalho, mostrando o que espera de cada colaborador, aponte os pontos fortes e de desenvolvimento e, principalmente, ajude-o em caso de dificuldades em determinado projeto.

O papel do líder é instruir o seu time a ir mais longe. Pois, uma equipe motivada trabalha com muita vontade de alcançar todos os objetivos.

INVISTA EM UMA BOA COMUNICAÇÃO

A comunicação é sem dúvidas algo essencial para a equipe de Alta Performance. Pois, uma comunicação com ruídos pode sair caro para a empresa. No entanto, indicamos que o líder estimule a comunicação entre os colaboradores, assegurando que todos possam ter acesso às informações necessárias para a execução de suas funções.

É importante ter um canal de comunicação estabelecido e ferramentas que possam facilitar o acesso de forma rápida e eficiente. Outra sugestão é que os líderes conversem periodicamente com o seu time para tudo ficar mais transparente.

DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS

Acima falamos da importância da comunicação, e outro item indispensável é a distribuição de tarefas, porque é preciso saber qual papel que cada colaborador tem naquele determinado projeto. Pois, a gestão de tarefas sendo feita de qualquer jeito pode gerar a baixa produtividade.

Pode acontecer também de alguém do time ficar com uma demanda extensa e outro indivíduo sem saber o que fazer ou até mesmo perdido naquela função. Portanto, é necessário sentar e dividir de forma correta saber a expertise de cada um para a execução do projeto.

COLOQUE METAS INTELIGENTES

Para a equipe poder ir mais longe é necessário ter metas inteligentes e que possibilitem tirá-los da zona de conforto. Desta forma, o time é motivado a pensar de uma maneira diferente, trabalhar a sua criatividade e nessas reuniões podem surgir ideias inovadoras para a resolução de problemas.

Além disso, as metas precisam estar de acordo com a realidade e estratégia da organização – para que de fato elas possam ser alcançadas.

MOTIVE SEUS COLABORADORES

Sem dúvidas a motivação é algo essencial dentro de uma empresa. Nenhum colaborador gosta de sentir-se desmotivado e isso pode ser um fator determinante para a falta de produtividade.

Todas as vezes que sua equipe apresentar um ótimo trabalho, faça uma retribuição, com: brindes, elogios, celebração e bonificação. Essas são algumas sugestões que pode deixar o time inspirado para os próximos desafios.

TREINAMENTOS

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Desse modo, invista em treinamentos, palestras, workshops e cursos para preparar sua equipe na execução daquela atividade.

Logo, os colaboradores irão adquirir novas experiências para lidar com os desafios da empresa. Por fim, eles se sentirão mais confiantes e motivados para colocar tudo em prática.

O seu papel como Líder é direcionar a sua equipe para que as tomadas de decisão gerem o resultado esperado de acordo com os valores, estratégia e o que você combinou, afinal “o que é combinado não sai caro”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.